sábado, 26 de maio de 2012

Recursos para o ensino: o Pinterest e o Learnist

Conteúdos: recursos para o ensino de português língua estrangeira (PLE)


O Pinterest, criado em 2010, é uma das aplicações sociais que mais sucesso está a ter nos últimos tempos. É, como apontam no Nós na rede do Jornal de Notícias, o "menino bonito" do mundo das redes sociais.

Com o Pinterest podemos adicionar, partilhar e comentar imagens (e também vídeos) sobre diferentes temas. Para cada assunto criamos um quadro de cortiça virtual, chamado board, onde adicionamos os elementos e escrevemos um pequeno comentário ou texto sobre eles.
 
Este é um exemplo com Receitas em português 

As imagens das coleções podem ser fotografias que nós próprios subimos ou podem ser imagens que escolhemos enquanto navegamos pela net. Para isto usa-se um marcardor (bookmarklet) que colocamos na barra de marcadores (como no caso do Urlist) e desta forma adicionamos a imagem ao placard.

Na vertente social podemos seguir a outros utilizadores, comentar as suas aportações e partilhar as nossas, ou mesmo criar placards em colaboração.
Temos também a possibilidade de integrar o Pinterest com o Facebook e o Twitter, de forma que estas redes mostram a nossa atividade no Pinterest; e também é possível criar um gadget para o nosso blog ou o nosso site onde se visualizem as nossas criações. 

Para o ensino de línguas, pode ser um recurso útil para a gestão de conteúdos por parte do professor, por exemplo para apresentações dalguns temas com conteúdos lexicais ou culturais mas também para que os próprios alunos trabalhem com o Pinterest, individual ou colaborativamente, criando os seus placards sobre um determinado assunto. Na imagem a seguir temos 16 propostas de uso:

16 Ways Educators Use Pinterest
From: Online Universities Blog



O Learnlist é uma outra plataforma que se apresenta como "versão educativa" do Pinterest, ainda está em fase de Beta fechada (com acesso por convite ou pedido) mas é possível dar uma vista de olhos na página e também neste vídeo de apresentação.



1 comentário:

  1. Muito interessante o conceito do Learnist, o Pinterest é uma das minhas redes sociais favoritas, por ser visual e direcionar diretamente para a matéria, diferentemente do facebook, que muitas vezes nos tira do foco.Ótimo blog, muito informativo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...